BREAKING NEWS

Sou menor de idade: posso trabalhar?

Workspace-in-bedroom-5-500x500_large


Já diz minha mãe: "O governo quer é menor de idade nas ruas: fumando e bebendo, em vez de dar trabalho".
A Convenção nº 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1973, no artigo 2º, item 3,[1][2] fixa como idade mínima recomendada para o trabalho em geral a idade de 16 anos.No caso dos países-membros considerados muito pobres,[3] a Convenção admite que seja fixada inicialmente uma idade mínima de 14 anos para o trabalho.A mesma Convenção recomenda [4] uma idade mínima de 18 anos para os trabalhos que possam colocar em risco a saúde, a segurança ou a moralidade do menor, e sugere [5] uma idade mínima de16 anos para o trabalho que não coloque em risco o jovem por qualquer destes motivos, desde que o jovem receba instrução adequada ou treino vocacional.A Convenção admite ainda, por exceção, o trabalho leve na faixa etária entre os 13 e os 15 anos,[6] desde que não prejudique a saúde ou desenvolvimento do jovem, a ida deste à escola ou a sua participação numa orientação vocacional ou programas de treino, devendo a autoridade competente especificar as atividades permitidas e o tempo máximo de trabalho diário. (fonte)
Só pela frase, já deu pra perceber que minha família é forte mesmo. E filhinha de peixe, peixinha é!
Desde meus 9 anos "trabalho" com meu pai. Não é trabalho pesado, nem exige que eu fique cumprindo regras exatas, mas sempre, priorizando que eu crie responsabilidades!
Aos 13 fiz meu primeiro estágio (remunerado) fora da empresa do meu pai: Fotografia. Se eu já era apaixonada, imagina quando comecei a trabalhar lá? Amor demais da conta! Fiquei 4 meses por ser uma regra de estagiários, que começa a valer depois dos 14.
Como eu ainda não tinha 14, não pude continuar. Apesar de ter ficado super triste (fui "demitida" dia 31 de dezembro! ) não me desanimou, e voltei a trabalhar com o meu pai.
Nenhum dos trabalhos foi forçados, porque álias, eu acho que lavar louça é forçado, trabalho é algo que você faz pra criar responsabilidades.
Mas, concordo que pra se fazer estágio, tem que ser algo que você realmente goste, ou se identifica.

Porque estagiar um menor de idade?
            Além de estar dando uma oportunidade a mais para um jovem, está ajudando-o a crescer. Um jovem tem mais disposição, ideias e conhecimentos para deixar o seu estabelecimento ainda mais promissor. Além de ser um incentivo, ajudando-o a lucrar mais.
Antes de procurar um estágio, converse com seus pais, e qualquer dúvida, é só perguntar!
Sou menor de idade: posso trabalhar? Sou menor de idade: posso trabalhar? Reviewed by Debora Gobor on 1/11/2012 02:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Muito obrigada pela participação!
Em breve te responderemos!
Deixa o link do seu blog para eu te seguir, caso você me siga!
Ficarei muito feliz com sua participação!
Obrigada, Equipe S.Q.T.A

Sora Templates